Acerca de mim

A minha foto
O homem é um animal social e como tal tende a basear a sua vida no relacionamento com os outros.

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Tarte Tatin

 Tarte Tatin

Há muitas versões para a origem desta torta. Uma das mais conhecidas conta que duas irmãs francesas, as Tatin, a inventaram acidentalmente. Se foi acidente ou não, tanto faz: é uma delícia.
 
 
 
Tarte Tatin
 
 
A Tarte Tatin é uma das sobremesas mais conhecidas da França. Uma receita simples, rápida e deliciosa que aparece com frequência nas refeições dominicais em família, mas que também se adapta perfeitamente à carta dos melhores restaurantes gastronómicos do país.
Um verdadeiro símbolo cultural francês, a Tarte Tatin é uma sobremesa cheia de história, de texturas e de sabores. Um casamento perfeito de massa, maçãs, açúcar e manteiga. A degustar sem culpa :-)
 
 
 

                                                     Tarte Tatin - Autor: Joyosity - Flickr

 
 
A História da Tarte Tatin:
Reza a lenda que a Tarte Tatin teria nascido de um erro culinário, ocasionado por um momento de inatenção da cozinheira. Quando Jean Tatin faleceu no final do século XIX, suas filhas Stéphanie e Caroline herdaram o hotel e restaurante Tatin, situado na pacata cidade de Lamotte-Beuvron, no Loir-et-Cher (centro da França). Cidade essa, que desde o século XIX era considerada como a capital da caça. Caroline era conhecida por ser uma excelente administradora. Já Stéphanie, era uma cozinheira muito talentosa. As duas formavam uma ótima equipe e, mesmo após o falecimento do pai, elas continuaram gerindo com brio o estabelecimento familiar, que acolhia com frequência todos os caçadores da região.
 
 
 
 
Uma das especialidades de Stéphanie era a torta de maçãs, que ela servia morna, caramelizada e bem macia. Os clientes vinham de longe para apreciar a famosa iguaria. No entanto, Stéphanie também era conhecida pelo seu jeito meio distraído e tagarela. Assim, num dia de muito movimento, ela ficou conversando demais com os clientes até que se deu conta de que a sobremesa não estava pronta. Então, ela correu para preparar a famosa torta, pôs ela no forno e só depois é que reparou que tinha esquecido de colocar a massa no fundo da forma. Vendo que as maçãs estavam caramelizadas, ela teve a idéia de pôr a massa por cima e de virar a torta quando ela saísse do forno. Quanto aos clientes, eles simplesmente adoraram a nova receita !
 
 
 
 

                                                  Tarte Tatin - Autor: Joyosity - Flickr
 
 
 
Aliás, ela fez tanto sucesso que até um dos mais célebres críticos culinários da época, o nobre Maurice-Edmond Sailland, mais conhecido como Curnonsky, veio experimentá-la. Completamente encantado pela originalidade da receita e pela agradável mistura de texturas e sabores, ele acaba promovendo-a em Paris, sob o nome de “tarte des demoiselles Tatin” (torta das senhoritas Tatin). E foi assim que a tarte tatin acabou se transformando numa celebridade nacional, ao ponto de ser servida no restaurante Maxim’s (símbolo internacional da alta gastronomia francesa).
Aliás, a Tarte Tatin é levada tão a sério que foi até criada uma confraria para defender o respeito da receita tradicional da torta: é a “Confrérie des Lichonneux de Tarte Tatin de Lamotte-Beuvron”.
 
 
 
A receita tradicional da Tarte Tatin é realizada com maçãs, manteiga e açúcar. A massa utilizada originalmente é uma “pâte brisée” (massa de torta doce). Algumas pessoas preferem fazer com massa folhada. Pessoalmente, eu prefiro fazer com uma massa tipo de biscoito (pâte sablée). A torta fica mais crocante e muito mais gostosa ;-)
 Uma outra dica infame (:-)): não hesitem a experimentar a mesma torta com outras frutas. Pêra, ameixa, abacaxi, banana, manga, use a sua imaginação e delicie-se! Mas atenção, não conte nada disso para os confrades lá de Lamotte-Beuvron. Eles não suportariam uma tal heresia :-)
 
 
 
Receita da Tarte Tatin
 
  • Para a massa sablée (se quiser pode substituir por uma massa tradicional de torta ou por uma massa folhada):

Ingredientes:
- 500g de farinha de trigo
- 250g de manteiga
- 200g de açúcar
- 5 gemas de ovo
- 1 colher de café de sal
- 1 colher de sopa de fermento (± 20g)

Modo de preparo:
 
Misturar delicadamente com os dedos a farinha, o sal, a manteiga e o fermento até ficar com uma consistência de farofa. À parte, bata as gemas com o açúcar até clarear um pouco e depois acrescente-as à massa anterior. Misture tudo até que fique uma massa bem homogénea. Não bata demais senão acaba perdendo a textura desejada. Enrole a massa num pedaço de papel filme e deixe na geladeira por pelo menos 1 hora. Essa massa pode ser congelada tranquilamente.
 
Ah, vale lembrar que essa é uma receita tradicionalmente utilizada na confecção de biscoitos. Basta estender a massa (não muito fina) com um rolo depois que ela tiver descansado na geladeira e fazer biscoitos redondinhos (ou da forma que você preferir). Depois de assados e frios, pode pôr uma cobertura de chocolate. É delicioso!
  • Para as maçãs caramelizadas:
Ingredientes:

- 1 kg de maçãs (as melhores são a reineta ou a golden, mas você pode utilizar qualquer maçã que seja ácida e firme. O objetivo é que o sabor das maçãs contraste com o do caramelo e que elas  não se desmanchem durante o cozimento.)
- 100g de manteiga com sal (ela vai ressaltar o sabor do caramelo)
- 100g de açúcar
- 1 colher de sopa de água

Modo de preparo:

Utilize um recipiente que possa ir ao fogo e ao forno. O ideal é uma forma que resista aos dois ou uma frigideira sem cabo.
 
O segredo de uma boa tarte Tatin é caramelizar o açúcar durante o cozimento das maçãs. No entanto, essa operação é um pouco delicada, tome cuidado para não mexer demais nem pôr o fogo muito alto pois você poderia desmanchar as maçãs ou queimar o caramelo. Assim, ponha na frigideira o açúcar e a água. Deixe derreter um pouco e ponha delicadamente as maçãs. Quando elas começarem a caramelizar um pouco, acrescente a manteiga. Não mexa com uma colher! Incline um pouco a frigideira ou sacuda-a ligeiramente para que o caramelo não queime e as maçãs não grudem no fundo.
 
Quando as maçãs estiverem bem caramelizadas, disponha a massa por cima. Leve ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 45 minutos. Para desenformar, vire a frigideira sobre um prato grande e reze :-)
 
A tarte Tatin costuma ser servida morna, com uma bola de sorvete de baunilha ou com um pouco de creme chantilly. Para uma refeição mais chique, não hesite a surpreender seus convidados com porções individuais. Além de lindas, ficam deliciosas!
 



                                            Tarte Tatin individual - Autor: avlxyz - Flickr


Para quem tiver curiosidade, o Hotel Tatin ainda existe. Fica no nº 5, Avenue de Vierzon  - 41600 Lamotte-Beuvron.
 
 
Deixo aqui outras receitas não menos especiais mas com certeza saborosas
 

Tarte Tatin


Para a massa
                                        
Ingredientes
 
1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
100 g de manteiga gelada em cubos
1 colher (sopa) de açúcar
1 pitada de sal
1 a 3 colheres (sopa) de água gelada
                    
Modo de Preparo
 
 
1. Corte a manteiga em cubinhos de cerca de 1 cm. Se não for usar imediatamente, volte à geladeira. É importante que eles estejam gelados para que o resultado seja uma massa crocante.

2. Numa tigela, coloque a farinha, o açúcar, o sal e misture bem.

3. Junte os cubos de manteiga e misture com as mãos, rapidamente, sem desmanchar completamente a manteiga.

4. Adicione uma colherada de água gelada por vez, conforme a necessidade, e misture apenas até conseguir formar uma bola. (Evite trabalhar demais a massa, pois ela acaba ficando menos crocante. O segredo é deixar pontinhos de manteiga aparentes, sem serem incorporados à farinha).

5. Faça uma bola e embrulhe a massa com filme. Leve à geladeira por 2 a 24 horas, o que for melhor para você.
Para o recheio

Ingredientes
 
6 maçãs-verdes
1/2 limão
120 g de manteiga
1 1/4 xícara (chá) de açúcar
canela em pó a gosto
                    
Modo de Preparo
 
1. Com uma faquinha afiada, descasque as maçãs e retire as sementes. Corte a maçã (na vertical) em 4 partes e regue com o suco de ½ limão.

2. Numa panela, coloque o açúcar e a manteiga e leve ao fogo médio. Deixe a mistura escurecer um pouco. Em seguida, baixe o fogo e coloque as maçãs.

3. Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, ou até que as maçãs sejam facilmente perfuradas com a ponta de uma faca. Desligue o fogo.

4. Pré-aqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).

5. Numa fôrma redonda antiaderente, distribua as maçãs sem deixar folgas, formando uma escama. Regue com o restante da calda que ficou na panela. Polvilhe um pouco de canela em pó.

6. Retire a massa da geladeira. Com um rolo de macarrão, abra a massa numa superfície enfarinhada, até ficar um pouco maior que a fôrma. Coloque a fôrma sobre a massa para medir e aproveite para cortar os excessos de massa com uma faquinha, deixando um margem de pelo menos 1 cm.

7. Com cuidado, dobre a massa na metade duas vezes (formando ¼ de disco). Coloque a massa sobre as maçãs, num canto da fôrma, e desdobre cobrindo toda a superfície.

8. Com a ajuda de um garfo, force as bordas da massa para baixo (lembre-se de que a torta será virada depois de assada).

9. Leve a torta ao forno pré-aquecido e deixe assar por 50 minutos ou até que a massa fique dourada.

10. Retire a torta do forno e deixe esfriar um pouco.

11. Para desenformar a torta, coloque um prato sobre a forma, segure bem e vire de uma vez. Se a torta não desenformar de imediato, dê alguns pancadinhas na forma. Não deixe a torta esfriar muito, pois você corre o risco de ela ficar grudada na fôrma. Neste caso, e só em último caso, aqueça um pouquinho a torta em fogo baixo e repita a operação. Sirva a seguir.

                                                         

Tarte Tatin de pera e baunilha

 
    Para uma forma de (22cm)
  • 8 a 9 peras
  • 80g de açúcar
  • 60g de manteiga
  • 1 vagem de baunilha
  • 1 pitada de sal grosso
  • 1 base de massa quebrada
  • Sumo de meio limão
  • água q.b.
  • Crème fraîche (ou gelado) + açúcar (p/ servir)

    Tradicional
  1. Descascar as peras e cortar em metades. Retirar os caroços e regar com sumo de limão.
  2. Derreter o açúcar com umas gotas de limão numa frigideira grande (anti-aderente).
  3. Quando começar a ficar dourado juntar o sal, a manteiga aos cubos e mexer com uma colher de pau.
  4. Juntar a vagem de baunilha aberta e raspada (com as sementes) e as metades de pera.
  5. Cozinhar em lume brando, cerca de 30 min., regando sempre as peras com o molho que se vai formando.
  6. Acrescentar um pouco de água, sempre que o molho reduza e virar diversas vezes as metades de pera.
  7. Quando estiverem macias, retirar do lume.
  8. Forrar uma forma redonda (22cm) com papel vegetal.
  9. Dispor as metades de barriga para baixo na forma, bem juntas e regar com o molho.
  10. Colocar a massa quebrada por cima das peras e aparar deixando cerca de 2cm nas extremidades.
  11. Introduzir as extremidades nas laterais da forma, de forma a cobrir bem as peras.
  12. Levar ao forno cerca de 40 minutos, até a massa quebrada ficar douradinha.
  13. Esperar uns 10 minutos antes de desenformar para um prato ligeiramente maior.
  14. Servir morno com crème fraîche açucarada.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.