Acerca de mim

A minha foto
O homem é um animal social e como tal tende a basear a sua vida no relacionamento com os outros.

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Doçaria alentejana

Boleima Alentejana



Ingredientes: 500 g de farinha, 200 g de açúcar amarelo, 3 ovos inteiros, 2 dl de azeite ou óleo, 2 dl de leite c/ café ou só leite ou só café, raspa de limão, 1 colher de café de fermento em pó

Preparação: Mistura-se tudo muito bem, depois bate-se com a mão de modo a envolver, e fazer uma massa homogénea e compacta. Unta-se previamente um tabuleiro com óleo ou azeite, e deita-se a massa. Seguidamente com as costas de uma faca como que vincando, dá-se uns golpes na massa superficialmente não profundos.
Primeiro efectua-se o corte ao alto; depois o corte atravessado. Em seguida, espalha-se por cima açúcar amarelo e canela de modo a cobrir a superfície da massa no total. E vai ao forno quente, cerca de 40 minutos mais ou menos, até estar alourado, para melhor verificação da cozedura da massa espetasse-lhe um palito e se este sair seco está pronto para sair do forno.


Bolo de Amêndoa do Convento da Vidigueira



Ingredientes: 450 g de miolo de amêndoa, 500 g de açúcar, 12 gemas, 6 claras, 100 g de farinha, 1 colher de café de canela, açúcar para polvilhar

Preparação: Bate-se bem o açúcar com as gemas e as claras. Junta-se a amêndoa pelada e passada pela máquina, a canela e a farinha. Bate-se novamente e leva-se ao forno a cozer em forma untada com manteiga e polvilhada com farinha. Depois de cozido e frio, corta-se em fatias, que se polvilham com açúcar.



Bolo Podre

Ingredientes: 6 ovos, 2,5 dl de mel, 2,5 dl de azeite, 250 g de açúcar, 1/2 colher de sopa de canela, 350 g de farinha, 1 colher de chá de fermento em pó, 1 limão, azeite ou banha q.b.

Preparação: Deitam-se numa tigela o mel, o azeite, o açúcar e a raspa da casca de limão e batem-se até se obter um preparado esbranquiçado. Em seguida junta-se a canela e as gemas uma a uma, batendo bem entre cada adição. Entretanto, tem-se as claras batidas em castelo bem firme, que se juntam ao preparado anterior, alternando com a farinha previamente peneirada com o fermento.
Deita-se a massa numa forma grande untada com banha ou com azeite e leva-se a cozer em forno moderado. Durante os primeiros 20 minutos de cozedura, convém tapar o bolo com um papel pardo untado com banha. Este bolo tem que ser muito batido.


Bolo Rançoso



Ingredientes: 400 g de açúcar, 2,5 dl de água, 250 g de doce de gila, 500 g de amêndoa, 12 gemas + 2 claras, 1 colher de sopa de farinha.

Preparação: Leva ao lume o açúcar com a água e deixe ferver até obter o ponto de pasta. Retire do lume. Junte a amêndoa, que são peladas e passadas pela máquina, e a gila e vai ao lume. Deixe ferver um pouco. Depois junte as gemas, previamente envolvidas, e vá mexendo sempre. Em seguida, depois de tudo bem envolvido, retire do lume e deite a farinha, mexendo até ter a farinha bem envolvida. Unte uma forma redonda com manteiga, forre com papel vegetal e unte novamente com manteiga e polvilhe com farinha. Depois leve ao forno cerca de 45 minutos.


Filhós Enroladas



Ingredientes: 6 ovos, 1 colher de sopa de banha, 1 colher de sopa de manteiga, 1 dl de aguardente, 1 colher de sopa de açúcar, farinha, 1 kg de açúcar para calda

Preparação: Batem-se muito bem os ovos com a banha, a manteiga, a aguardente e a colher de açúcar. Em seguida começa a juntar-se, a farinha e a amassar até se obter uma massa elástica e que se estenda bem. Deixa-se descansar um pouco. Põe-se o azeite ao lume.Estende-se a massa da qual se cortam umas tiras com cerca de 7 cm x 20 cm. Pega-se com a mão numa das extremidades da tira de massa e segura-se a outra extremidade com um garfo comprido. Introduz-se o garfo com a ponta da massa no azeite a ferver e vai-se deixando cair e enrolando. Deixam-se fritar as filhós até estarem louras e passam-se depois por açúcar.



Sericaia



Ingredientes: 15 gemas de ovos, 15 claras de ovos, 600 gr de açúcar, 1 lt de leite, 150 gr de farinha sem fermento, 1 pau de canela, 1 casca de limão, canela moída q.b.

Preparação: Bater as gemas com o açúcar até obter um creme fofo. Dissolva à parte 150 gr de farinha com o leite previamente fervido com o pau de canela e a casca de limão, junte ao leite o creme de gemas e açúcar mexendo sempre e bem. Leve ao lume brando a engrossar mexendo para não pegar, deixe engrossar até ver o fundo do tacho.
Bata as claras em castelo juntando-as ao preparado acima referido com cuidado; deixe esfriar um pouco.Num prato de barro deite o doce em porções desencontradas, polvilhe com canela em pó, leva a cozer em forno muito quente. Observações: Ao cozer o doce deverá abrir gretas. É delicioso e poderá enriquecê-lo se o acompanhar com ameixas de Elvas.



Toucinho do céu



Ingredientes: 650 gr de açúcar, 500 gr de amêndoas peladas, 1 colher de chá de canela, 11 claras de ovos, 1 pitada de cravinho da índia, 4 colheres de sopa farinha, 16 gemas de ovos

Preparação: Bata o açúcar, as gemas, as claras, o cravinho e a canela, e quando a massa fizer castelinho, ou seja, quando ao levantar um pouco de massa ela ficar moldada, junte a amêndoa ralada e a farinha. Depois de bater bem deite a massa numa forma untada com margarina e polvilhada com farinha e leve a forno brando. Depois de cozido desenforme e raspe a farinha. Corte em fatias e passe por calda de açúcar em ponto fraco (pasta) e depois por açúcar e canela.


Pão de Rala


Ingredientes: 500 gr de açúcar, 3 dl de água, 500 gr de amêndoa, 250 gr de doce de gila, farinha q.b., 250 gr de fios de ovos, 24 gemas de ovos, raspa de 1 limão, meia chávena de ovos moles

Preparação: Leve o açúcar e a água ao lume, e quando obtiver o ponto de fio junte a amêndoa pelada e raspada. Mantenha em lume brando até obter uma massa espessa, e junte, já fora do lume, as gemas e a raspa da casca de limão. Leve novamente a lume brando, e retire do lume quando obtiver o ponto estrada. Deixe arrefecer e estenda em forma de rodela, com um rolo e um pouco de farinha, sobre um fundo amovível. No centro disponha, em monte e em camadas sucessivas, os fios de ovos e a chila, previamente incorporada nos ovos moles. Cubra, puxando a massa e dê-lhe o feitio de broa. Unte um tabuleiro, polvilhe com farinha e coloque nele o pão de rala, para o levar a cozer em forno médio. Tire-o do tabuleiro apenas quando estiver completamente frio.



Bolo do Fundo do Alguidar

Ingredientes: 500 g de açúcar, 3 ovos, 1 colher de chá de fermento em pó, raspa da casca de 1 ou 2 limões (conforme o tamanho), 125 g de torresmos (ou de banha), 1 cálice de aguardente, 1 kg de massa de pão, açúcar e canela para polvilhar, banha

Preparação: Numa tigela batem-se os ovos com o açúcar, o fermento, a raspa da casca dos limões, a aguardente e os torresmos (ou a banha). No fundo de um alguidar de barro (daqui o nome deste bolo) encontra-se a massa de pão, à qual se junta o preparado anterior. Mistura-se tudo muito bem. Num tabuleiro bem untado com banha deita-se a massa. polvilha-se abundantemente com açúcar e canela e leva-se a cozer em forno bem quente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.