Acerca de mim

A minha foto
O homem é um animal social e como tal tende a basear a sua vida no relacionamento com os outros.

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Tarte de leite

Tarte de leite

Carmen Rodrigues
Tarte de leite

 

200g de bolacha Maria (1pacote)
100g de margarina
4 ovos
1 lata de leite condensado
sumo de 1 limão grande (eu às vezes ponho mais 1)
raspa de 1/2 limão (facultativo)





A receita


Comece por esmagar as bolachas (eu trituro na 1,2, 3) até as reduzir a pó. depois amasse o pó obtido com a margarina derretida. Com esta massa de bolacha forre uma forma de tarte devidamente untada com margarina e polvilhada com farinha ( eu sinceramente não polvilho)
Entretanto bata bem o leite condensado com as gemas e o sumo de limão. Bata em seguida as claras em castelo bem firme (eu faço isso antes e com um pitada de sal) e junte-a cuidadosamente ao preparado anterior. Encha a forma com este creme de leite e leve-a ao forno médio . Depois de pronta deixe arrefecer e sirva.






Dicas:
  1. Eu gosto com mais limão e muitas vezes ponho o sumo de mais um e as raspas de um.
  2. Não polvilho a forma com a farinha pois acho desnecessário e se o fizesse faria com a bolacha em pó.
  3. Bato as claras em primeiro lugar, antes do leite e das gemas, e com uma pitada de sal e açúcar, até ficarem bem firmes. 





Esta receita está colado num dos meus cadernos e porque já estava a ficar desfeito, plastifiquei-a com autocolante transparente e agora passou para um lugar mais digno e onde se preservará por muitos mais anos e posso partilhar com mais pessoas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.