Acerca de mim

A minha foto
O homem é um animal social e como tal tende a basear a sua vida no relacionamento com os outros.

sábado, 7 de junho de 2014

Pastéis de nata


Pastéis de Nata
 
Típico da cozinha portuguesa, os Pastéis de Nata são uma delícia de aguçar o apetite e a curiosidade - sim, porque a receita original mesmo é um segredo exclusivo da Fábrica dos Pastéis de Belém, em Lisboa.
Nem por isso deixa-se de fazê-los, principalmente quando se percebe que o doce encanta os mais distintos paladares desde 1837, quando os monges do Mosteiro dos Jerónimos, próximo a Belém, começaram a vendê-los como forma de arrecadar dinheiro. Rapidamente a guloseima caiu no gosto popular, atravessando mares e conquistando oceanos.

Fáceis de fazer e melhores ainda de saborear, os Patéis de Nata são uma sobremesa fina, que cai bem com licores e encerra a refeição de forma suave, sem deixar aquela sensação de peso.
Tradicionalíssimos, os Pastéis de Nata frequentam as melhores casas e confeitarias especializadas em doces, mas também podem ser facilmente produzidos por quem tem na arte de cozinhar e bem servir um de seus maiores prazeres.

Para fazer os Pastéis de Nata:
 1 litro de nata deve ser misturado com 200g de açúcar, cinco gemas, uma casca ralada de limão, eu prefiro uma colher de sobremesa de baunilha e duas colheres de chá de farinha de trigo, e levar ao fogo até ferver, mexendo suavemente. Enquanto a mistura esfria, a massa folhada deve a ser aberta e forrar forminhas de empada, que nem precisam ser untadas. O creme já frio preencherá então as forminhas, que serão levadas ao forno quente até estarem dourados. Depois é só desenformar, polvilhar açúcar e canela, e servir ainda quentinho.

Dicas legais ajudam a deixar os Pastéis de Nata ainda mais gostosos, realçando seu sabor, ou mesmo até mais fáceis de serem feitos. Quem quiser agilizar o tempo de preparo, por exemplo, pode usar a massa folhada comprada pronta, aquela encontrada nos supermercados. Já a nata pode ser substituída pelo creme de leite, sem prejuízo para o paladar.

Por outro lado e fechar a refeição com chave de ouro, vale a pena realçar o sabor da iguaria com uma bebida apropriada. Além do tradicional café, quem quiser dar um toque a mais pode ousar uma combinação muito especial: os Pastéis de Nata harmonizam perfeitamente com generosos vinhos portugueses, como Madeira ou Porto.

Read more at http://pt.petitchef.com/artigos/receitas/pasteis-de-nata-especiaria-a-ser-apreciada-sem-moderacao-aid-247#CfwDaxLKKgvb0MGw.99



Outra receita, talvez uma prima dos pastéis de natas e não menos saborosa

Natinhas

Ingredientes para 12 unidades:

6 folhas de massa filo
Manteiga q.b.
5 gemas
200ml de natas
120g de açúcar

Preparação:

Corte cada uma das folhas de massa filo ao meio, de modo a ficar com 12 pedaços. Corte novamente ao meio e ficará com 24 quadrados de massa filo.
Forre 12 formas (ou um tabuleiro de queques) com um quadrado de massa filo previamente pincelado com um pouco de manteiga e cubra depois com outra folha também pincelada.
Entretanto misture bem o açúcar com as gemas e acrescente depois as natas de modo a ficar com um creme homogéneo.
Distribua o creme pelas doze forminhas forradas com massa filo e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC cerca de 25 minutos, até a massa ficar crocante e o creme de natas firme e dourado.
Retire e deixe arrefecer antes de desenformar.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.