Acerca de mim

A minha foto
O homem é um animal social e como tal tende a basear a sua vida no relacionamento com os outros.

domingo, 6 de dezembro de 2015

Carnes com Alecrim


 


Carnes com alecrim

Alecrim é uma erva Mediterrâneo com folhas em forma de agulha e rosa, flores azuis ou roxas. A palavra “alecrim” vem das palavras latinas ros (que significa “orvalho”) e marinus (que significa “mar”).

Resultado de imagem para alecrim

O Alecrim é  usada em muitos pratos culinários e é bem usado para condimentar sopas, molhos e carnes. Além de ser usado para cozinhar, também tem sido utilizado como um remédio natural para uma variedade de doenças ao longo dos séculos. Estudos descobriram que os nossos antepassados não estavam errados em usá-lo medicinalmente.


Pá de porco assada no forno com alecrim e laranja







Ingredientes: 2,3Kg de pá de porco com osso
10 dentes de alho
1 raminho de alecrim
1 colher de sopa de sementes de cominhos
1dl de azeite
sal e pimenta
1 laranja grande cortada às rodelas
1dl de vinho branco


1. Numa taça misturar os dentes de alho picados com o alecrim, as sementes de cominhos, o azeite, sal e pimenta. Mexer bem.

2. Barrar a carne com esta mistura. Colocá-la num tabuleiro. Por cima dispor as rodelas de laranja. Regar com o vinho branco.

3. Levar a assar em forno pré-aquecido a 200ºC durante 30 minutos, depois baixar a temperatura a 140ºC e deixar assar.






Carne assada de panela com alecrim


  • l peça de carne (vaca ou porco) de mais ou menos 2 quilos
  • 1 copo de vinagre branco (uso vinho branco)
  • 1 cabeça de alho grande
  • 2 colheres cheias de alecrim seco (ou um ramo fresco)
  • tempero pronto a gosto
  • 1 colher de colorau (não uso)
  • açúcar para cobrir o fundo da panela
  • 2 colheres de óleo
  • 2 folhas de louro
  • 2 pimentas dedo de moça
  • 4 batatas (opcional)
  • 300g de queijo mozarela em fatias
  • 1 caixa de creme de leite (200 ml)

  •  
    Colocar o óleo  numa panela de pressão e o açúcar para dourar a peça bem de todos os lados.
    Enquanto a peça doura em uma vasilha, esmagar os dentes de alho e acrescentar os outros ingredientes do tempero e juntar o vinagre, colocar por cima da carne já dourada e fechar a pressão. Cozinhar por 45 minutos ( depende da grossura da peça de carne).
    Se quiser, nessa hora pode acrescentar batatas inteira ou cortadas ao meio e colocar mais 5 minutos para cozinhar.
    Tirar da panela cortar em fatias sem ir até o final, intercalar fatias de queijo entre cada corte da corte, colocar o creme de leite por cima juntamente com o molho e levar ao forno aquecido por mais 15 minutos para gratinar.
    Se fizer na véspera deixar esse último procedimento para fazer antes de servir.


    Perna de borrego assada com alecrim




           


    PREPARAÇÃO: 45 MINUTOS
    CONFECÇÃO: 1 HORA E  30 MINUTOS
    PARA 6 PESSOAS


    10 dentes de alho
    1 perna de borrego com cerca de 1,5 kg
    5 colheres de sopa de azeite
    20 pezinho de alecrim pequenos mais 4 grandes
    1,5 kg de batatas
    Sal e pimenta-preta

    1. Aqueça o forno a 200°C. Aqueça uma assadeira grande e pesada em lume esperto. Descasque 6 dentes de alho e corte-os às falhas. Pincele o borrego com 2 colheres de sopa do azeite, tempere-o com sal e pimenta-preta e disponha-o no tabuleiro. Aloure-o em lume médio, virando-o até ficar dourado.

    2. Retire-o para uma tábua e deixe-o arrefecer durante 5 minutos. Com a ponta de uma faca pequena, faça pequenos cortes em toda a perna de borrego e insira uma falha de algo e um pezinho de alecrim. Coloque os pés de alecrim grandes no tabuleiro e assente a perna de borrego sobre estes. Leve ao forno aquecido.

    3. Entretanto, descasque as batatas e corte-as aos cubos. Numa frigideira grande, aqueça o restante azeite e salteie os cubos de batata, virando-os constantemente, até ficarem dourados.

    4. Quando a carne estiver há 30 minutos no forno, coloque as batatas em seu redor e intercale com os 4 dentes de alho inteiros. Tempere as batatas com sal e pimenta-preta. Asse mais 30 minutos, ou até o borrego estar no ponto desejado.

    5. Retire o borrego para a tábua, cubra-o com papel de alumínio e deixe-o descansar 30 minutos. Mantenha as batatas quentes e disponha-as numa travessa juntamente com a perna de borrego. Aproveite os sucos que ficam no tabuleiro para regar o borrego. Acompanhe com esparregado de nabiça.



    Cabrito assado no forno com batatas em alecrim

        





















    1 cabrito com o máximo de 4 quilos
    2 cebolas
    2 Dentes de alho
    1 Limão
    1 Folha de louro
    7 dl de vinho branco
    800 g de batata nova
    40 g de alecrim
    1 dl de azeite
    200 g de banha
    1 Colher de sopa de pimentão doce

    Coloque o cabrito inteiro em água com sal, limão, folha de louro e dente de alho esmagado. Faça uma pasta de alho esmagado, com folha de louro, pimentão-doce, flor de sal, pimenta preta, vinho branco, metade do azeite e banha de porco, com ajuda de um pilão ou triturador. Retire o cabrito da água e seque-o com um pano, espalhe a pasta de banha e azeite e coloque-o num assadeiro, regue com o restante azeite.
    Aqueça o forno a 180ºc coloque o cabrito a assar durante meia hora, vire-o e deixe mais meia hora, e vá “constipando” com vinho branco.
    Numa assadeira coloque as batatas com azeite, vinho branco, banha de porco, alecrim, sal e pimenta preta e deixe a assar no forno durante o tempo da cozedura do cabrito, mexendo sempre para que fiquem douradas por todo.
    Corte o cabrito em pedaços regue com o molho da cozedura e sirva com as batatas aromatizadas com alecrim, acompanhe com salada de tomate com orégãos, vinagre, azeite e flor de sal.



    Carne de vaca com Alecrim
     
     
     
    1 k de carne de vaca em cubos, 1 ramo de alecrim, 1/2 xíc de azeite, 100 g de bacon picado, 1/2 cebola grande picada, 4 dentes de alho picados, 4 tomates médios sem pele e sem sementes picados, 1 folhas de louro, 1 xícara (chá) de caldo de carne, 2 xícaras (chá) de vinho branco, sal e pimenta-do-reino a gosto.
     
    Aqueça metade do azeite em uma panela. Desligue o fogo e junte metade do alecrim picado e deixe esfriar. Ponha a carne em uma tigela, polvilhe com a pimenta e regue com o azeite aromatizado. Cubra com filme plástico e leve à geladeira até o dia seguinte. Mexa de vez em quando durante o período. Escorra a carne e seque-a com papel-toalha. Doure-a aos poucos no azeite normal. Reserve a carne e na mesma panela doure o bacon. Junte a cebola e refogue por 2 minutos. Devolva a carne à panela e adicione o alho, o tomate, o louro, o restante do alecrim, o caldo de carne e o vinho. Mexa e tempere com o sal e a pimenta. Cozinhe em fogo baixo até a carne ficar bem macia. Se necessário, adicione água quente.
     
     
     Carne de Porco Assada com alecrim
     
     


     
    Ingredientes (5 porções)
    1 e 1/2 kg de pernil de porco com osso
    4 dentes de alho amassados
    1 cebola média ralada
    Suco de 1 limão
    1 punhado de ervas (usei alecrim e manjericão)
    1 colher (de sobremesa) de sal
    Pimenta do reino moída na hora a gosto
    1/2 xícara (de chá) de água

    Modo de Preparo
    Na noite anterior coloque sua carne dentro de um saco plástico com o alho amassado, a cebola ralada, o suco de limão, as ervas picadas grosseiramente com as mãos mesmo, o sal e a pimenta do reino. Feche o saco e deixe na geladeira até o outro dia. Se preferir coloque o pernil para temperar em uma recipiente com tampa ao invés do saco (eu prefiro o saco, acho mais prático e não suja uma vasilha).
    No dia seguinte, forre uma assadeira com papel alumínio, coloque a carne com os temperos, acrescente 1/2 xícara (de chá) de água, feche o papel alumínio muito bem e leve ao forno por 1 hora e meia. Coloque o forno no médio/baixo (de 170 a 180 graus). Depois retire o papel alumínio, vire a carne e deixe mais uns 30 minutos só para dourar.




    Frango com alecrim


     
     Frango no vinho e alecrim:
     
    Ingredientes
    • 1 kg de sobrecoxa de frango desossadas
    • 1 caldo Knorr ou 2 colheres (sopa) de caldo granulado 
    • 1 xícara (chá) de vinho branco seco
    • 2 colheres (sopa) de azeite
    • 1 ramo de alecrim fresco

    Modo de Preparo
    De véspera, misture as sobrecoxas de frango, o  caldo Knorr esfarelado, o vinho, o azeite
    e o alecrim. Cubra e deixe marinando na geladeira, virando os pedaços de vez em quando, para temperar por igual. No dia, coloque os pedaços de frango na grelha e asse até dourarem. Para saber se o frango já está assado, espete os pedaços. O suco que sai deve ser transparente.
    DICAS:
    - Se preferir, substitua as sobrecoxas por asas de frango
    - O alecrim também pode ser substituído por salsa
    ou orégãos


    Frango com alecrim e massa
     
     
    Ingredientes:
    - Margarina;

    - Azeite;

    - 2 peitos de frango;

    - Sumo de 1/2 limão;

    - Alho em pó;

    - Colorau;

    - Alecrim;

    - Caldo de carne;

    - Pimenta preta.
     
     
    Preparação:
    Cozer a massa em àgua ( não adicionei sal ). Numa frigideira derreter um pouco de margarina com azeite e adicionar o frango aos cubos. Temperar com limão, alho, colorau e alecrim. Adicionei ainda um caldo de carne e pimenta preta. Deixei cozinhar bem. Depois da massa cozida, escorrer bem a àgua e adicioná-la à frigideira. Deixar apurar e envolver bem com a carne. Servir.



     
    Resultado de imagem para carnes com alecrim



    Propriedades do Alecrim

     
    Prevenção do Câncer: Alecrim contém carnosol que pode ser um composto anti-câncer potente. Os pesquisadores tiveram resultados promissores em estudos sobre sua eficácia contra o câncer de mama, câncer de próstata, câncer de cólon, leucemia e câncer de pele. Num estudo, os investigadores deu alecrim pulverizado a ratos durante duas semanas e foi deduzido que reduziu a ligação do agente cancerígeno dada aos ratazanas por 76% e significativamente inibiu a formação de tumores mamários.
    Melhoria da Memória: Alecrim tem propriedades que aumentam a memória. um livro de ervas recomenda que tomar alecrim é benéfico para “fraqueza do cérebro.” Hoje, a pesquisa constatou que o alecrim contém uma diterpina chamado ácido carnósico que tem propriedades neuroprotetoras que os pesquisadores acreditam que podem proteger contra a doença de Alzheimer, bem como a perda de memória normal que acontece com o envelhecimento.
    Benefícios para o Humor: O mesmo estudo que descobriu que o cheiro do alecrim melhora a memoria nas cobais, também descobriu que seu humor melhorou significativamente em comparação com o grupo controle.
    Enxaqueca: Alecrim tem sido um popular remédio natural para enxaqueca a séculos. Ferva um pouco de alecrim em uma panela grande de água e coloque em uma tigela. Coloque uma toalha sobre a cabeça e inclinar-se sobre a panela para inalar o vapor por cerca de 10 minutos. Porque cheirando alecrim pode melhorar a memória e humor.




    Sem comentários:

    Enviar um comentário

    Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.