Acerca de mim

A minha foto
O homem é um animal social e como tal tende a basear a sua vida no relacionamento com os outros.

quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Bolos com Framboesas

Bolo de Framboesa e Baunilha

Receita inspirada no livro Cake Days, The Hummingbird Bakery






Ingredientes:

Bolo:

80g de manteiga à temperatura ambiente
280g de açúcar
1 colher de chá de açúcar baunilhado
300g de farinha
1 colher de chá de fermento
2 ovos grandes
200ml de leite

Creme de Baunilha:
300ml de leite
60g de açúcar
1 colher de chá de açúcar baunilhado
15g de farinha
15g de maisena
2 gemas
100ml de natas*
1 colher de sopa de sumo de limão

4 colheres de sopa de doce de framboesa
120g de framboesas frescas



Preparação:
Bolo:
Pré-aquecer o forno a 180. Untar uma forma de 20 cm de diâmetro com manteiga e forrar o fundo com papel vegetal untado com manteiga.

Numa taça grande, juntar a manteiga, o açúcar, o açúcar baunilhado, o fermento e a farinha. Com a batedeira na velocidade lenta, misturar bem todos os ingredientes (fica com aspecto de migalhas de pão).

À parte juntar os ovos com o leite e misturar até ficar homogéneo. Adicionar 2/3 da mistura do leite à mistura da farinha. Bater com a batedeira até ficar homogéneo. Juntar o restante leite e bater até obter uma massa fofa e homogénea.

Colocar massa do bolo nas formas previamente preparadas e levar ao forno até ficar cozido (teste do palito no centro do bolo). Se necessário durante a cozedura, tapar o bolo com uma folha de papel de alumínio para não queimar.

Quando o bolo estiver cozido retirar do forno e desenformar.

Creme de Baunilha: Numa taça, misturar as gemas, o açúcar, o açúcar baunilhado, a farinha e a maisena (ajuda utilizar de uma vara de arames) .

Num tachinho levar ao lume o leite. Quando o leite ferver, retirar do lume e juntar 1/3 à mistura das gemas (com a ajuda de uma vara de arames misturando sempre!). Transferir a mistura das gemas para o tachinho e misturar bem. Levar novamente ao lume, mexendo sempre com a vara de arames até engrossar e ficar com a consistência de um creme espesso.

Retirar o creme do lume e transferir para uma taça. Tapar o creme com película aderente, esta deve ficar directamente em contacto com o creme para evitar que este crie uma superfície dura. Deixar arrefecer completamente e posteriormente guardar no frigorifico.

Juntar as natas o sumo de limão. Bater as natas bem firmes.

Retirar creme do frigorífico e retirar a película aderente. Bater o creme de baunilha até ficar homogéneo. Juntar as natas ao creme e envolver suavemente.

Guardar no frigorífico até utilizar.

Montagem: Cortar o bolo em duas camadas. Colocar a primeira camada no prato de servir. Cobrir a primeira camada com o doce de framboesa e com 1/3 do creme de baunilha. Colocar a segunda camada de bolo e cobrir com o restante creme de baunilha.

Levar ao frigorífico até a hora de servir. Na altura de servir decorar com framboesas frescas.

*Para bater as natas bem firmes, colocar no congelador 20 minutos antes de utilizar.






Quadrados de Framboesa e Mirtilos com Cheesecake


Carmen Rodrigues

                            Eu não fiz em quadrados e não usei mirtilos mas ficou muito bom.

Carmen Rodrigues


Para o Bolo:
125g de manteiga derretida
150g de açúcar amarelo
2 ovos
150g de farinha
1 pitada de sal
1 colher (café) de fermento
100g de framboesas
100g de mirtilos
Essência de baunilha

Para o cheesecake:
200g de queijo creme tipo “Philadelphia”
1 ovo + 1 gema
30g de açúcar
2 colheres (café) de farinha
Essência de baunilha
Sumo de 1/2 limão

Preparar o bolo de frutos: Bater a manteiga com o açúcar até ficar um creme fofo, de seguida juntar os ovos, a farinha, o fermento, o sal e a essência de baunilha. Mexer bem. Juntar os frutos (frescos ou congelados) na massa e espalhar bem. Colocar a massa numa forma untada ou de silicone quadrada de 23x23cm, alisar bem e reservar.

Preparar o cheesecake: Bater o queijo creme com o açúcar, juntar o ovo e a gema, a baunilha, a farinha e o sumo de limão. Mexer tudo muito bem. Obterá um creme líquido. Colocar o creme por cima da massa do bolo, e com a ajuda de um garfo, envolver as 2 massas mas ao de leve, de forma a que haja cheesecake um pouco por todo o lado.

Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante cerca de 35 minutos. Desenformar depois de arrefecer, cortar em quadrados e polvilhar com açúcar em pó.
É delicioso morno ou bem frio.




Quadrados de Limão e Framboesa
 (Pink Lemonade Bars)



Ingredientes
Para a massa200gr de manteiga sem sal, gelada
½ xícara de açúcar cristal
2 xícaras de farinha de trigo

Para o recheio de limão e framboesa
2 xícaras (+/- 200gr) de framboesas, frescas ou congeladas
6 ovos, em temperatura ambiente
2 xícaras de açúcar
raspas da casca de 5 limões sicilianos
1 xícara de suco fresco de limão siciliano (varia de 4 a 6 limões)
1 xícara de farinha de trigo
açúcar de confeiteiro para polvilhar

Cubra uma assadeira retangular com papel manteiga. Se estiver usando framboesas congeladas tire-as do freezer para descongelar.
Em um processador de alimentos, misture a farinha e o açúcar, pulsando algumas vezes. Corte a menteiga ainda gelada em cubos e adicione ao processador. Segure o botão pulsar alguns segundos de cada vez, até que a manteiga seja incorporada, mas não derreta e você consiga uma massa ainda bem esfarelada que está quase começando a ficar unida.
Se não tem um processador pode fazer isso à mão, apertando a farinha com os dedos e misturando com a farinha e o açúcar até obter uma massa esfarelada.
Despeje a massa na forma e vá apertando com os dedos, formando uma parede mais alta nas bordas. Leve ao congelador por 30 minutos. Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Tire do congelador e leve diretamente ao forno. Asse até que ela comece a dourar, algo perto de 20 a 25 minutos. Enquanto ela assa prepare o recheio.
Leve as framboesas ao processador de alimentos ou liquidificador, e bata até que consiga um purê. Coe para retirar as sementes e reserve.
Lave bem os limões e raspe a casca (somente a parte amarela) com o seu ralador mais fino. Depois esprema os limões até conseguir 1 xícara de suco.
Misture as raspas, o suco, o purê de framboesa, os ovos, o açúcar e a farinha, com um batedor de arames, até ficar bem homogêneo. Despeje o recheio por cima da massa assada.
Leve ao forno e asse até o recheio assentar, por volta de 30 minutos. Fique de olho depois de passados uns 20 minutos, pois ele pode cozinhar antes. Para testar o ponto, vá sacudindo um pouco a forma, enquanto estiver balançando ainda não está pronto. Assim que ele endurecer espere mais uns 2 minutos e pronto.
Retire do forno e deixe esfriar completamente, em temperatura ambiente. Retire da forma puxando as bordas do papel. Retire o papel com cuidado, raspando por baixo da massa com uma faca ou espátula.
Corte em quadrados e polvilhe com bastante açúcar de confeiteiro. Guarde na geladeira, por até uma semana. Fica ideal mesmo nos primeiros dois dias, depois a massa ficará um pouco mole, mas o gosto do recheio continuará espetacular.



Bolo de framboesas e limão






Ingredientes:
  • 200 gr. farinha trigo
  • 1 colh. sobremesa fermento
  • sal q. b.
  • 300 gr. açúcar
  • 180 gr. manteiga
  • 2 ovos
  • 3 colh. sopa sumo limão
  • 1 colh. sopa raspa limão
  • 1/2 chávena chá iogurte grego
  • 1 chávena chá framboesas
  • manteiga e farinha para forrar a forma
Preparação:
 
Unte uma forma de bolo com manteiga e polvilhe com farinha. 
Numa tigela misture a farinha, o fermento e uma pitada de sal. Reserve.
Noutra tigela bata, com ajuda de uma batedeira, a manteiga e o açúcar e junte um ovo de cada vez. Acrescente o sumo e a raspa de limão e a mistura da farinha. Junte o iogurte e envolva delicadamente as framboesas.
Coloque na forma e leve ao forno cerca de 45 minutos a 180º.


Bolo de Cheesecake de Framboesas e Limão

 


Ingredientes:175 gr de manteiga amolecida
250 gr de açúcar
4 ovos
200 gr de farinha com fermento
50 gr de amêndoa pelada moída finamente
75 gr de iogurte de limão
250 gr de framboesas 
amêndoa laminada q.b.
uma pitada de sal
Raspa de limão
Creme de Cheesecake:200 gr de queijo creme 
25 gr de açúcar
1 ovo


Preparação:
Prepare o recheio de queijo creme. Numa taça misture o açúcar, o queijo creme e o ovo, sem bater muito e reserve.
Coloque numa taça, a manteiga, o açúcar, os ovos, a farinha, as amêndoas moídas, o iogurte, a raspa de limão  uma pitada de sal. Bata tudo até todos os ingredientes estarem bem misturados.
Numa forma redonda sem buraco, previamente untada e forrada com papel vegetal, coloque metade da mistura do bolo, e por cima deste metade das framboesas. Coloque depois colheradas da mistura de queijo creme, abrindo espaços com as costas de uma colher até usar cerca de metade da mistura. Coloque agora, cuidadosamente, o restante bolo por cima, e termine com os restantes framboesas e o restante queijo creme às colheradas.
Polvilhe com a amêndoa laminada e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 45 minutos ou até o bolo se apresentar cozinhado.
Deixe arrefecer completamente dentro da forma antes de desenformar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.