Acerca de mim

A minha foto
O homem é um animal social e como tal tende a basear a sua vida no relacionamento com os outros.

sábado, 5 de março de 2011

A TELEVISÃO E O ANIVERSÁRIO DA RTP

A TELEVISÃO

A Televisão é um sistema electrónico de recepção de imagens e som de forma instantânea. Em 1923 Vladimir Zworykin regista a patente do tubo microscópico para câmaras de televisão, o que tornou possível a televisão electrónica.

A televisão a cores surgiu em 1954, na rede norte-americana NBC. A televisão é de todos os meios de comunicação sem dúvida o que tem mais sucesso, embora hoje em dia a Internet está a tornar-se cada vez mais popular entre todos.

É com a televisão que muita gente consegue passar os seus dias, sendo mesmo consideradas as pessoas (apresentadores) quase como família, e a histórias das novelas quase se confundem com as nossas próprias vidas.

Qualquer publicidade na televisão tem muito impacto e se conseguir mesmo ser engraçada, pode durar meses até desaparecer da boca das pessoas. A linguagem aqui é cuidada mas também depende dos telespectadores para quem a mensagem é direccionada.

Relativamente à televisão, o espectador também não precisa saber ler, apesar de cada vez mais, o alfabeto ser utilizado para veicular informações adicionais importantes que escapam ao iletrado, nomeadamente o nome do entrevistado e o local do acontecimento.

Em Portugal,a primeira emissão regular, também baptizada, por muitos, de oficial, foi a 7 de Março de 1957. A idade da RTP começava a ser contada.

A RTP iniciou as emissões regulares a cores a 7 de Março de 1980, depois de algumas experiências técnicas, contudo grande parte da população ainda não dispunha de equipamentos a cores.

EVOLUÇÃO DA TELEVISÃO EM PORTUGAL

1954/55 - Primeiro estudo do projecto de uma rede nacional de televisão
1955 - Fundação da RTP (Rádio Televisão Portuguesa) com um capital próprio inicial de 300 000 Euros.
1956 - Primeiras emissões experimentais feitas a partir da Feira Popular de Lisboa
1957 - As emissões a preto e branco passam a ser regulares, feitas a partir dos estúdios do Lumiar, em Lisboa
1972 - Arranque do segundo canal da RTP.
1975 - 25 de Abril leva à nacionalização da RTP, anteriormente na posse do Estado, da Igreja e da Rádio Renascença.
1977 - O “boom televisivo”, com o aparecimento das telenovelas, sendo de destacar a primeira, “Gabriela, Cravo e Canela” Almerindo Marques, o actual director-geral da RTP
1980 - Revolução na TV: a RTP emite os primeiros programas a cores
1992 - Com Cavaco Silva como 1º Ministro, surge o primeiro canal privado, a SIC (Sociedade Independente de Comunicação)
1993 - Criação da TVI (Televisão Independente), canal privado e na altura com fortes raízes cristãs
1994 - Nova revolução e novo “boom”: Aparecimento da televisão por cabo, proporcionando ao espectador mais canais tanto a nível nacional como internacional.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.