Acerca de mim

A minha foto
O homem é um animal social e como tal tende a basear a sua vida no relacionamento com os outros.

quarta-feira, 2 de março de 2011

COMEMORAÇÕES NO MÊS DE MARÇO

COMEMORAÇÕES NO MÊS DE MARÇO

O mês de Março é um mês rico em comemorações, além da Primavera que nos vem visitar sempre nesta altura, pode-se destacar, outras que também são igualmente importantes.


8 de Março - Dia internacional da Mulher

Pretende-se chamar a atenção para o papel e a dignidade da mulher e levar a uma tomada de consciência do valor da pessoa, perceber o seu papel na sociedade, contestar e rever preconceitos e limitações que vêm sendo impostos à mulher.

No dia 8 de Março de 1857 (há mais de 154 anos) houve uma manifestação organizada por trabalhadoras, só por mulheres, que infelizmente não acabou bem.
Tudo começou na época da Revolução Industrial que ocorreu nos finais do século XVIII e fez com que a produção de bens se automatizasse, isto é, foi acelerada pela criação de máquinas que fizeram com que se passasse da produção artesanal à produção industrial.
Com as fábricas e as máquinas começou a produzir-se mais e muito mais depressa, porque havia mais pessoas a querer comprar, por demorarem menos tempo a fazer, custavam menos dinheiro.
Para as fábricas funcionarem sem problemas trabalhava nelas muita gente: homens mulheres e crianças (desde os 5, 6 anos! É verdade!).
Trabalhavam mais de 12 horas por dia (todos) e às vezes também por turnos. Só paravam ao domingo e nos dias santos.
As condições de trabalho eram muito más e, infelizmente as pessoas eram muito maltratadas.
Abusavam das suas capacidades e exploravam-nas até ao limite. Claro que pagavam mal, mas especialmente mal às crianças e às mulheres, apesar de lhes ser exigido o mesmo.

Voltamos a 8 de Março de 1857

Nesse dia, centenas de mulheres, trabalhadoras de fábricas de vestuário e têxteis de Nova Iorque, iniciaram uma marcha de protesto contra os salários baixos, as más condições de trabalho e o horário de trabalho obrigatório de 12 horas por dia!
A polícia foi chamada e dispersou essa manifestação com enorme violência.

Naquela altura, as mulheres não tinham direitos quase nenhuns. Nem votar podiam?
Por isso era impensável terem tido a coragem de se reunir e de protestar!
Hoje nós aceitamos que as mulheres e os homens devem ter as mesmas
oportunidades e direitos, mas dantes não era assim...

Por causa desse acontecimento, desde 1975, as Nações Unidas comemoram o dia 8 de Março como o Dia Internacional da Mulher.

8 de Março 2011 – Carnaval
- Festa regida pelo ano lunar do Cristianismo da Idade Média.
• Actualmente, o Carnaval quase desapareceu da Europa, onde já teve grande importância em vários lugares.
• O Carnaval português, que foi exportado para as antigas colónias, em especial para o Brasil (por volta de 1723), e sempre teve características bem diferentes do de outros países da Europa, sendo reconhecido até mesmo por autores portugueses como uma festa cujas características principais eram a porcaria e a violência.

• O Carnaval de antigamente não era como hoje um desfile de corsos e meninas a dançar com pouca roupa, como no Carnaval brasileiro. (Não nos podemos esquecer que na altura do Carnaval, no Brasil é Verão, mas cá não, brrrr...)
• As pessoas mascaravam-se, pregavam partidas, gozavam com as outras pessoas pois estando disfarçadas podiam fazê-lo sem serem reconhecidas.
• Faziam "assaltos", que era irem ter com alguém em especial (de que se gosta - ou não -) e fazer-lhe a vida negra para se gozar com essa pessoa até se fartar, deixando tudo em desalinho.
• O Carnaval de cada terra tinha o seu rei, o Rei Momo, que também tem uma rainha. A corte tem vários ministros (a fingirem que estão sempre bêbedos) e imensas "matrafonas", que são homens vestidos de forma ridícula ou de mulher.
• Normalmente há zés-pereiras que acompanham e animam o desfile, a tocar bombo, ou "tropas fandangas" também a tocar e a fazer disparates. Também aparecem gigantones e outros disfarces.
Hoje em dia Portugal ainda tem Carnavais com muita força e tradição.

Já parou para pensar porque se comemora o Carnaval?

Afinal, para que serve o carnaval? O Carnaval é um período de festas regidas pelo ano lunar no Cristianismo da Idade Média. O período do Carnaval era marcado pelo “adeus à carne” ou “carne vale” dando origem ao termo “Carnaval”.
Durante o período do Carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX.
A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleães, Toronto e Rio de Janeiro se inspirariam no Carnaval francês para implantar suas novas festas carnavalescas.

Porque é que o Carnaval nunca é na mesma data todos os anos?

Como é que sabemos quando vai ser o carnaval?
O primeiro domingo após o 14º dia de lua nova é o domingo de Páscoa. Ou, o primeiro domingo após a lua cheia, posterior ao equinócio da primavera, é o domingo de Páscoa. Se o 14º dia da lua nova ou da lua cheia posterior ao equinócio da primavera cair no dia 21 de Março e for sábado, o domingo de Páscoa será no dia 22 de Março.

Entretanto, se a primeira lua cheia (isto é, o 14º dia após o equinócio da primavera) for 29 dias depois do 21 de Março, o domingo de Páscoa só poderá ser 25 de Abril, isto é, o mais tarde possível. Como o primeiro dia da lua nova, antes de 21 de Março, situa-se, necessariamente, entre 08 de Março e 05 de Abril, a Páscoa só pode cair entre 22 de Março e 25 de Abril.

O domingo de Carnaval cairá sempre no 7º domingo que antecede ao domingo de Páscoa.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.