Acerca de mim

A minha foto
O homem é um animal social e como tal tende a basear a sua vida no relacionamento com os outros.

segunda-feira, 21 de março de 2011

DIA MUNDIAL DA POESIA

O Dia Mundial da Poesia celebra-se a 21 de março, foi criado na XXX Conferência
Geral da UNESCO em 16 de Novembro de 1999. O propósito deste dia é promover a leitura, a escrita, a publicação e o ensino da poesia através do mundo.

Antigamente, as poesias eram cantadas, acompanhadas pela lira, um instrumento musical muito comum na Grécia antiga. Por isto, diz-se que a poesia pertence ao género lírico.

Os versos que te fiz

Deixa dizer-te os lindos versos raros
Que a minha boca tem pra te dizer!
São talhados em mármore de Paros
Cinzelados por mim pra te oferecer.

Têm dolência de veludos caros,
São como sedas pálidas a arder...
Deixa dizer-te os lindos versos raros
Que foram feitos pra te endoidecer!

Mas, meu Amor, eu não tos digo ainda...
Que a boca da mulher é sempre linda
Se dentro guarda um verso que não diz!

Amo-te tanto! E nunca te beijei...
E nesse beijo, Amor, que eu te não dei
Guardo os versos mais lindos que te fiz!

Florbela Espanca

Poesia não é só um texto que se divide em estrofes e versos.
Poesia é uma forma de se expressar e transmitir sentimentos, emoções e pensamentos.
Poesia é a arte de escrever em verso; composição poética; inspiração; o que desperta o sentimento do belo.

O poema é a forma em que a poesia se expressa com a linguagem escrita.
No poema, as palavras combinam de uma forma especial.
Através dessa definição podemos perceber que o dia da poesia é um dia para nos
envolvermos com a natureza, com os sentimentos e sensações do mundo ao nosso redor.
É claro, um dia para conhecermos mais a poesia de nosso país que é elogiada no mundo inteiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.