Acerca de mim

A minha foto
O homem é um animal social e como tal tende a basear a sua vida no relacionamento com os outros.

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Compotas de Verão



Compota de Pêssego e Laranja
 1,2kg de pêssegos (pesados depois de descascados e descaroçados)
800g de açúcar
raspa da casca de duas laranjas
sumo de 1 laranja


Preparação:

Num tacho grande coloque o pêssego partido em pedaços e o açúcar, misturando bem de modo a dissolver o açúcar. Acrescente a raspa da casca das duas laranjas e o sumo de uma laranja e leve a lume brando deixando o doce ferver até atingir o ponto de estrada (quando ao colocar um pouco de doce num pires, e o atravessar com uma colher ou com o dedo, este abrir uma estrada e mostrar-se espesso).
Triture depois o doce com a varinha mágica - se gostar - e coloque-os depois em frascos previamente esterilizados. Feche bem os frascos com o doce ainda quente e vire-os de cabeça para baixo, cerca de 30 minutos. Estão então prontos a rotular e guardar para ir consumindo ao longo do ano, ou para ir compondo os cabazes de natal. (A compota devidamente acondicionada em frascos esterilizados conserva-se mais do que um ano).


Compota de ameixa e maçã

600g de maçã sem caroço, descascada e partida em pedaços
600g de ameixas vermelhas descascadas, sem caroço e partida em pedaços
600g de açúcar
1 limão


Preparação:

Num tacho suficientemente largo onde tudo caiba coloque as frutas já preparadas e os seus sucos, o açúcar e a raspa de 1 limão. Envolva tudo bem e leve a lume brando até o açúcar estar bem derretido.
Aumente depois a temperatura do lume e deixe levantar fervura. Reduza novamente e deixe ferver até a compota estar pronta, isto é atingir o ponto de estrada - para isso deverá colocar um pouco e compota num prato e deixar arrefecer um pouco, passando depois a ponta do dedo. Se abrir uma estrada o doce está no ponto.
Com a varinha mágica triture depois a compota (mais ou menos consoante goste de sentir mais ou menos a fruta). Coloque-a depois a compota em frascos esterilizados, feche-os e coloque-os de cabeça para baixo para ganharem um vácuo natural.
Guarde-os depois num sitio fresco e escuro até consumir. Aguentam no mínimo um ano até abrir.



Compota de tomate e maçã

800 g de tomate (pesado depois de pelado e bem escorrido)
400 g de maçã (pesada depois de descascada e cortada em cubos)
750 g de açúcar
1 pau de canela

Preparação:

Numa panela coloque o tomate arranjado e partido em pedaços, a maçã o açúcar e o pau de canela. Misture bem e leve a lume brando mexendo de vez em quando. Deixe o doce cozinhar até atingir o ponto de estrada  (para saber se já está em ponto de estrada: coloque um pouco de doce num prato e passe-lhe com o dedo ou a ponta de uma faca. Se abrir uma "estrada" que não se feche de imediato, o doce está pronto.)
Passe o doce com a varinha mágica e coloque-o ainda quente em frascos de vidro previamente esterilizados e bem secos e tape-os bem. Ponha-os depois de cabeça para baixo de modo a criarem um vácuo natural e assim se conservarem mais tempo. Depois de frios guarde-os num local fresco e seco - como uma despensa ou armário

.
 

Compota de ameixa com maçã e cravinho

600g de ameixas sem pele nem caroço
400g de maçã descascada e partida em pedaços (usei royal gala)
750g de açúcar
2 cravinhos

Preparação:

Num tacho colocar a maçã e as ameixas previamente descascadas e partidas em pedaços. Juntar o açúcar e os cravinhos e levar ao lume. Deixar cozinhar em lume brando mexendo ocasionalmente (esta quantidade de doce demorará entre 1 hora a 1h30 a ficar pronta). Quando o doce tiver atingido o ponto de estrada (coloque um pouco de doce num pratinho e passe o dedo ou a ponta de uma faca. Se abrir uma "estrada" o doce está no ponto!), passe-o com a varinha mágica (tenha o cuidado de tirar os cravinhos primeiro) e coloque-o ainda quente em frascos previamente lavados e esterilizados (sabem que os frascos lavados na máquina da louça ficam esterilizados?) e tape-os, deixando-os arrefecer virados para baixo, de modo a criarem um vácuo natural que ajuda a conservar o doce.
Depois de frios coloque uma etiqueta com o conteúdo e data de confecção e guarde num local fresco e seco.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.