Acerca de mim

A minha foto
O homem é um animal social e como tal tende a basear a sua vida no relacionamento com os outros.

domingo, 13 de julho de 2014

Grão de Bico

O Grão de Bico

O grão de bico pertence à família das leguminosas, como o feijão, e também é conhecido como garbanzo, ervilha-de-galinha, ervilha-de-bengala ou ervanço. A planta é anual, atinge de 30 a 50 cm de altura, dá pequenas flores brancas ou rosadas e vagens lisas e ovaladas, que contêm de uma a três sementes. As sementes são grãos arredondados, com uma pequena ponta, e de cor castanho-clara.



Nos países em que o grão de bico é muito difundido, como a Grécia e a Espanha, por exemplo, toda a planta é aproveitada: as sementes na alimentação; a raiz, depois de torrada, como substituto do café; e o restante da planta como forragem. O grão de bico é servido em sopas, cozidos, saladas, refogados ou pode ser amassado, resultando num ótimo purê para acompanhamento de carnes bem temperadas. O grão de bico não contém glúten!

O grão de bico é muito rico em carbohidratos e proteínas. Também contém alta taxa de sais minerais (cálcio, ferro e fósforo), vitamina A e vitaminas com complexo B. Como contém muita celulose, facilita o bom funcionamento do intestino, mas é contraindicado para pessoas que tem aparelho digestivo delicado.

Como comprar – O grão de bico é vendido solto ou acondicionado em embalagem plástica, em feiras livres e supermercados. Ao comprar, veja se não tem pequenos buracos ou manchas esbranquiçadas (sinais de caruncho). Também não compre se o grão estiver muito enrugado ou com cor alaranjada, pois isso é indício de um produto velho. Conserve em recipiente bem fechado, em local fresco e arejado.

Como preparar – Escolha o grão de bico, eliminando a sujeira e os grãos que estejam carunchados. Lave bem sob água corrente e deixe de molho em água fria por uma noite. No dia seguinte, coloque numa panela com água e leve ao fogo baixo, por cerca de 40 minutos, ou até estar no ponto desejado – AL dente, ou mais macio.

Dica: Quando não puder deixar o grão de molhos de véspera (sempre o mais indicado) coloque na panela com água, ferva por 2 minutos e, em seguida, deixe de molho nessa água por cerca de uma hora. Depois volte ao fogo e cozinhe na mesma água, para que não perca os nutrientes.

Grão de bico na culinária

- Para dar um sabor especial ao grão de bico, cozinhe junto um pedaço de carne ou de presunto defumado.

- Cozinhe grão de bico com pedaços de frango.

- Para o cozido fica gostoso, tempere com pimenta, cebola, tomate e ervas aromáticas. Mas atenção: os temperos que contêm elementos ácidos, como tomate e molho ou extrato de tomate, devem ser acrescentados depois que o grão de bico já estiver cozido, pois eles endurecem a casca que recobre o grão.


- Com puré de grão de bico, prepare bolos e massas de croquete.

- A farinha de grão de bico é ótima para fazer pães sem glúten.

- Coloque 3 punhados de sal ou uma batata crua inteira na água do molho do grão de bico. No dia seguinte, escorra, lave e cozinhe normalmente. Depois de cozido, ele vai ficar inteiro e com a casca fina e macia.


Receitas práticas e saborosas

Primeiro, lave bem os grãos em água corrente, passe para uma panela grande, cubra com água fria e deixe descansar da noite para o dia. Na manhã seguinte, cozinhe em fogo médio-baixo por cerca de 40 minutos. Não cozinhe demais, somente até que fique macio, mas sem desmanchar (al dente).


Salada de grão de bico

Pique 1 cebola roxa, ½  pimentão verde e ½ vermelho e cebolinha picada. Em uma vasilha, misture 1/3 do grão de bico cozido com os vegetais picados. Numa vasilha pequena, prepare o tempero: misture vinagre, azeite, sal, pimenta (e se desejar, alguma erva aromática seca). Misture bem o tempero com a salada de grão de bico. Se não for servir logo, coloque dentro de um recipiente bem fechado e conserve na geladeira, para ir consumindo aos poucos.

 

 
 

Creme de Grão de Bico

Coloque o grão de bico cozido dentro de uma panela com água quente, 1 cubo de caldo de legumes (ou galinha) e ½ cebola picada. Leve para cozinhar por alguns minutos, para os grãos amaciarem mais um pouco. Passe o conteúdo da panela para o liquidificador e bata até formar um creme. Volte à panela e, em fogo baixo, tempere com 1 colher (café) de cominho em pó, pimenta, corrija o sal, se necessário. Sirva o creme com cheiro verde picado.

 

 
 
 Prepare essa deliciosa pasta, para comer com pão, cobrir canapés, torradinhas, ou acompanhar carnes frias.


Bacalhau com grão

 Um prato rústico, simples e delicioso...
 Ingredientes para 4 pessoas

- 300 g de grão de bico demolhado
- 2 folhas de louro
- sal & pimenta
- 4 batatas
- 4 postas de bacalhau demolhado
- 2 ovos cozidos
- 1 cebola grande descascada
- 2 dentes de alho descascados
- 1 ramo de salsa
- azeite virgem
- vinagre de vinho branco

Preparação

Cozer o grão de bico com as folhas de louro em água a ferver por 1 hora (ou 30 minutos na panela de pressão). Temperar ligeiramente com sal. Escorrer e reservar.

Descascar as batatas e cortá-las em metades. Levar a cozer em água a ferver por 20 minutos. Juntar as postas de bacalhau e cozer por mais 10 minutos em lume brando.

À parte, picar finamente a salsa com a cebola e o alho. Reservar numa tigela de servir.

No final da cozedura, adicionar o grão de bico à panela, só para aquecer. Retirar os alimentos da panela com o auxílio de uma escumadeira, escorrendo bem. Colocar num prato de servir e decorar com os ovos cozidos descascados e cortados em metades.

Servir de seguida. Acompanhar à parte com a mistura de cebola reservada, azeite, vinagre, sal e pimenta.
 

Carmen Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.