Acerca de mim

A minha foto
O homem é um animal social e como tal tende a basear a sua vida no relacionamento com os outros.

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Boas maneiras à mesa





Boas maneiras à mesa









Desenvolvida na França durante o reinado de Luís XIV, a etiqueta desempenhou papel decisivo como factor de distanciamento entre a nobreza e as demais classes da população. Durante o século XVII, a monarquia sentiu a necessidade de investir em certos padrões palacianos para firmar posição e mostrar ao mundo que bons modos a distanciava da burguesia emergente. Na segunda metade do século XX, no entanto, as regras estipuladas no Antigo Regime foram colocadas abaixo.




 







Durante a revolução cultural dos anos 60 e 70, regras de etiqueta eram símbolo de conservadorismo e causavam contestação. Os jovens daquela época jogaram para o alto as rigorosas regras tradicionais e fizeram a revolução do comportamento. Resultado: muitos dos jovens adultos actualmente, filhos daqueles que vivenciaram a década de 1960, temem um convite de jantar com o chefe.






O feminismo também ajudou na cruzada contra os manuais de etiqueta. Se acender o cigarro para um homem deixou de ser um crime, dicas de como cruzar as pernas ou de como arrumar a mesa para o marido tornaram-se coisas descabidas. Os homens deixaram de abrir a porta para as mulheres com medo da reação delas. Hoje, eles precisam saber que essa atitude não é necessária, mas, se assim agirem, elas vão adorar e agradecer.











































 
 
 
 
As boas maneiras, regras de comportamento que existem para harmonizar os relacionamentos no exercício do respeito mútuo, não são somente privilégios de uma classe social elevada. Seus ingredientes culturais, a cordialidade e a hospitalidade permeiam todos os níveis e grupos socioeconómicos.

 
 
 
 
 
 
Etiqueta é como um cartão de visitas. Ninguém deve colocar o dedo no nariz nem palitar os dentes na frente dos outros, por exemplo, pois isso causa má impressão. O que existe na etiqueta não é aleatório ou pura invenção. Tudo tem um porquê. Outro exemplo: é errado comer de boca aberta e falar de boca cheia porque constrange quem está à mesa. Isso vale para ricos e pobres, homens e mulheres.



 
 
 


Com a globalização, a etiqueta, cordialidade, refinamento, educação, boas maneiras voltam à cena como um movimento de resgate de valores e de atitudes universais. Portanto, falar sobre etiqueta é dar dicas de convivência, sobre uma forma respeitosa de viver em sociedade. Por mais que normas de boas maneiras mudem, o respeito ao outro deve sempre prevalecer.






 
Em qualquer evento que exija mais formalidade algumas regras de etiqueta são essenciais para que  mostre educação e não cometa nenhuma gafe. E não é apenas o anfitrião que deve dominá-las, os convidados também precisam conhecer boas maneiras a serem praticadas à mesa.

Mesmo que não costume participar de jantares especiais, conhecer algumas regras básicas de etiqueta pode ser muito útil no seu quotidiano. Nunca é tarde para adquirir novos conhecimentos.





Aqui ficam algumas regras básicas de etiquetas à mesa


1. Sempre lave as mãos antes de comer. Suas mãos devem estar limpas na hora de manusear talheres e copos.

2. Tome cuidado aos mastigar alimentos. Coma de boca fechada e procure não fazer barulho enquanto come.

3. Outra regra básica de etiqueta à mesa é cuidar da postura. Sente-se apoiado ao encosto da cadeira e com boa postura, e nunca apoie os cotovelos sobre a mesa.

4. Se ao você se servir tocar em algum alimento, coloque-o em seu prato. Nunca o deixe no recipiente aonde outras pessoas irão se servir.

5. Não use seus talheres para se servir em um recipiente que será utilizado por outras pessoas.

6. Caso não goste de alguma comida após experimentá-la, sinta-se à vontade para deixá-la no prato.

7. Se precisar pegar algo sobre a mesa que está fora do seu alcance peça para alguém que está mais próximo auxiliá-lo. Nunca passe seu braço na frente das outras pessoas.

8. O guardanapo deve ser colocado no colo e usado exclusivamente para secar lábios e dedos.

9. O pão deve ser partido com a mão, que também deve ser utilizada para levá-lo a boca.

10. Não se deve molhar o pão em molhos ou em qualquer outro líquido.

11. Ao aceitar um prato não é necessário dizer nada, porém quando não deseja comer algo o mais correto é dizer: não, obrigado.

12. Aperitivos como canapés e legumes cortados dispensam talheres. Pegue-os com as mãos.

13. É de bom tom não fazer comentários sobre a comida, principalmente se forem negativos.

14. Antes de beber qualquer coisa, engula o que estiver comendo e limpe os lábios com o guardanapo. Após a bebida, leve o guardanapo à boca para secá-la.

15. E por último, ao terminar de comer não se deve empurrar o prato.

















Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.