Acerca de mim

A minha foto
O homem é um animal social e como tal tende a basear a sua vida no relacionamento com os outros.

domingo, 3 de janeiro de 2016

Bebidas com café

Bebidas com café


Bebidas com café
 
 
Pequena história da bebida

A planta do café é originária da Etiópia. 
Há muitas lendas a respeito do surgimento do café, mas uma das mais interessantes é sobre um árabe do século IX chamado Kaldi. Ao notar a felicidade de seus bodes, depois de comerem as frutinhas vermelhas do café, Kaldi experimentou os grãos e percebeu que realmente eram estimulantes. Nos 400 anos seguintes, os grãos de café eram apenas mastigados, para obter seu efeito revigorante. Os árabes, no século XIII, foram os primeiros a processar o fruto amadurecido e torrado e dele tirar a bebida.  

O café chegou à América do Sul, no século XVIII, com os franceses que iniciaram plantações nas Guianas. A saída de sementes do país era proibida, pois quem tivesse maior controle estabelecia o monopólio comercial. O sargento brasileiro, Francisco de Melo Palheta, foi enviado para resolver uma questão diplomática nas Guianas e, na volta, deveria contrabandear mudas de café para o Brasil. Palheta cumpriu as duas missões: os franceses reconheceram as fronteiras brasileiras e, depois de seduzir a esposa de um governador, o sargento conseguiu algumas sementes que foram trazidas em seu bolso. O café passou a ser cultivado no norte do Brasil em 1722 e foi se espalhando pelas demais regiões.
Atualmente, além do saboroso Café à moda brasileira, existem várias outras receitas de drinks tanto quentes quanto frios que podem ser saboreadas com muito gosto.
 

1600 / 1645 / 1649

Introdução do café na Europa

A introdução na Europa do café comercial deu-se através de Veneza, onde o primeiro café público "Café Florian" abriu em 1645. O café chegou pouco depois a França (1659), tendo o seu consumo expandindo-se rapidamente e em grande escala.
As "casas de café" na Europa tornaram-se, desde então, lugares influentes, frequentados por artistas, intelectuais, mercadores, banqueiros, etc., sendo um fórum para actividades políticas e desenvolvimento da sociedade.
Surgiram vários opositores ao café em todos os lugares. Na Itália, por volta do ano de 1600 os padres pediram ao Papa Clemente VIII para proibir a bebida favorita do Império Otomano considerando-a parte da infiel ameaça, porém após o Papa beber um gole achou-a deliciosa e a baptizou-a como uma aceitável bebida aos cristãos de todo o mundo.


 

Séc. XVIII-1800

O café em Portugal

No século XVIII, em Portugal, com Francisco de Melo Palheta, durante o reinado do rei D. João V, conseguiu introduzir o café na ex-colónia do Brasil e transformá-lo no maior produtor de café mundial. A partir do Brasil o café foi levado para as ex-colónias Cabo Verde e S. Tomé e Príncipe.
Em Angola o café surgiu anteriormente, pensa-se que foi introduzido pelos missionários portugueses. Em Timor o café deu entrada por via de Java com os holandeses.
O cafeeiro Arábica foi introduzido em S. Tomé a partir do Brasil por volta de 1800. Pela mesma época, o cafeeiro foi introduzido pelos portugueses em Cabo Verde.
Em Angola, o grupo dos cafeeiros dominante era o Robusta, responsável por 90-95% da produção de café comercial deste território.


Café especial

Para os amantes dos sabores fortes. Café, Leite Condensado e Chocolate quente,
acompanhado com Nata Fresca.

 SERVIR NUMA CHÁVENA MAZAGRAN






  1.Pôr 1 cm de leite condensado na chávena.

2.Tirar 1 café cheio (o café deve ser de 1 carga de café, mas com 2 cargas de água).

3.Deitar um fio de chocolate liquido no café.

4.Acabar de decorar a chávena com nata e lacas de chocolate.

 

 

Café cremoso








 50g de café solúvel
1/2 chávena de chá de água bem quente ...
1 chávena de açúcar

Bata todos os ingredientes na batedeira por cerca de 10 minutos. Sirva em chávenas adicionando leite bem quente.

Dica: acrescente 1 colher de chá canela em pó, fica com um aroma maravilhoso!!!



Café especial para uma noite fria

 




 60 ml de café expresso
30 ml de tequila
quanto baste de chocolate meio amargo em raspa(s)...
quanto baste de canela em pau

Preparação
Numa caneca coloque no fundo raspas de chocolate meio amargo. Acrescente a tequila e o café. Decore com a canela em pau passada em chocolate de leite derretido.


Café cremoso

 

 



Ingredientes:
- 50gr de café
- 3 chávenas de açúcar...
- 1 chávena e meia de água fervente
(todas as medidas são chávenas de chá)

Preparação:
Põe-se na batedeira o café com o açúcar e junta-se a água a ferver, bate-se em velocidade média durante 10 minutos e está pronto.
Fica uma espécie de chantilly muito cremoso e rende muito. 2 colheres de sobremesa é o suficiente para um copo de capuccino. Guarda-se no congelador (não congela) e está sempre pronto.
 
 
 

Café com Licor de Chocolate Branco
 
 


 Ingredientes:
1 café expresso (use Nespresso Ristreto)
3cl (ou a gosto) de Licor de Chocolate Branco 
Creme de Leite (natas)
cacau em pó (para polvilhar
Creme de Leite:
meia lata de leite condensado
4 colheres (sopa) de leite em pó
100ml de natas

No recipiente da batedeira, juntar o leite condensado e o leite em pó. Bater até que fique um creme homogéneo. Adicionar as natas e bater até que o creme fique consistente e forme picos.

*pode usar-se apenas natas batidas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.