Acerca de mim

A minha foto
O homem é um animal social e como tal tende a basear a sua vida no relacionamento com os outros.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

UM POUCO MAIS SOBRE O GIRASSOL

Não sei se é por saudades do sol, lembrei-me de pesquisar algo sobre o girassol, é uma flor que não encontramos nas floristas mas sim nos nossos campos em alguns lugares a perder de vista, nos últimos anos tem estado a ganhar algum destaque como planta ornamental.

Os girassóis são plantas originárias da América do Sul cultivada pelos povos indígenas para alimentação, foram domesticadas por volta do ano 1000 a.C.
De perfume suave, o girassol simboliza a simplicidade, a constância e a lealdade, para os incas era um sinal da divindade e, em muitas outras culturas, representa poder, calor e nutrição, na Hungria, acredita-se que a semente do girassol cura infertilidade, e sementes colocadas à beira de uma janela numa casa onde exista uma mulher grávida, o filho será homem, na Espanha, para se ter sorte são necessários onze girassóis. O girassol é uma flor simbólica que significa fama, sucesso, sorte e felicidade.

O nome girassol vem do grego helianthus ou seja hélio= Sol e anthus=Flor. Seu nome científico é Helianthus annus - o que explica sua imponência e porte majestoso: a palavra Helianthus significa "flor do sol".
Além de bonita, a planta é utilíssima, pois do girassol tudo é aproveitado, desde as sementes, até as flores e os ramos.

"PORQUE É QUE O GIRASSOL TEM ESSE NOME?"
Porque ele acompanha a trajectória do sol do nascente ao poente.

Como curiosidade: O girassol é um símbolo da páscoa (pouca gente sabe disso). Girassol é um dos símbolos pascais menos conhecidos em algumas regiões, sobre isso falarei na altura certa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.