Casca dos citrinos
O que podemos fazer com a casca dos citrinos?
Sabe qual a parte dos citrinos que contém um grande número de propriedades para a saúde?
A casca, que é benéfica para prevenir o câncer ou doenças cardiovasculares, evitar a retenção de líquidos e o acúmulo de gorduras ou melhorar as defesas do organismo, entre muitas outras.
A casca, que é benéfica para prevenir o câncer ou doenças cardiovasculares, evitar a retenção de líquidos e o acúmulo de gorduras ou melhorar as defesas do organismo, entre muitas outras.
Este artigo explica como pode usar as cascas do limão, da laranja, da tangerina, da toranja para poder desfrutar de seus benefícios medicinais, culinários e cosméticos.
Como conservar as cascas?
O primeiro passo é lavar bem as frutas para se assegurar que elas ficam limpas de pesticidas, ceras ou outras substâncias tóxicas acumuladas na casca, descascar e eliminar as partes esbranquiçadas do interior que podem ser amargas, se as frutas forem de seu próprio cultivo ou orgânicas, melhor ainda.
O primeiro modo de usá-las é ralando-as e utilizando-as diretamente frescas, já que assim são mais aromáticas. Mas, se quisermos conservá-las para ir usando pontualmente podemos congelar as cascas raladas. Outra opção consiste em secá-las naturalmente, ao sol ou no forno (temperatura baixa durante várias horas) e triturar.
Usos medicinais
- Potente ação antioxidante: graças ao seu conteúdo em flavonoides que ajuda a prevenir e tratar naturalmente o câncer, especialmente o de pele e o de mama, assim como minimiza o risco de sofrer doenças cardiovasculares.
- Seu alto conteúdo em vitamina C ajuda a ter um sistema imune forte.
- Efeitos limpadores e depurativos, por dentro e por fora. Ajuda também a evitar a retenção de líquidos.
- Propriedades relaxantes e ligeiramente sedativas. Os cítricos ajudam a melhorar o humor.
- Melhora a função digestiva, especialmente com as gorduras.
- Melhora a assimilação dos nutrientes, como o ferro, o que pode ajudar no tratamento de anemia.
Usos culinários
A casca dos cítrinos, fresca ou seca, ajuda a dar um toque refrescante e muito aromático a receitas, além de trazer benefícios medicinais e facilitar a digestão:- Em bolos, pão-de-ló e biscoitos: misturando-as com a massa ou como decoração.
- Em vinagretes ou todo tipo de molhos ou mesmo para temperar óleos.
- Como tempero (dessecada e em pó) para aromatizar carnes, peixes, sopas e ensopados.
- Em chás e bebidas (limonadas, batidas, sucos, bebidas vegetais).
- Para dar um toque original aos cubos de gelo: adicione à água da cuba de gelo as raspas frescas dos cítricos.
- Podemos confeitar (cristalizar) as cascas inteiras ou em pedaços, fervendo-as com açúcar e assando-as.
2 chávenas de casca de laranja ou limão
1 chávena de açúcar
Primeira etapa: lavar e descascar as laranjas.
Segunda etapa: Colocar as cascas de molho por 2 a 3 dias, mudando a água regularmente, para sair o amargo do fruto.
Terceira etapa: Cortar as cascas finamente ou ao seu gosto.
Quarta etapa: Numa panela deitar 1 chávena de açúcar e 2 chávenas de cascas de laranja. Deixar ferver em lume forte. Não adicione água pois as cascas vão libertar alguma. Mexa de vez em quando e quando verificar que a calda já está a secar, mexa o conteúdo da panela vigorosamente. Quando verificar que as cascas já estão secas, retire-as e coloque-as a secar e arrefecer.
Guarde em frascos bem tapados.
Para preparar um xarope: ferva a casca com mel ou açúcar até reduzi-la a metade. Conserve este xarope na geladeira e você pode usá-lo tanto para a cozinha quanto um xarope para crianças e adultos, esse xarope ajuda a fortalecer as defesas do organismo e prevenir doenças causadas por vírus e bactérias.
Usos cosméticos
Graças ao seu conteúdo em vitaminas e minerais os cítricos ajudam a limpar a pele e também a melhorar a sua textura, evitando a flacidez, hidratando-a e evitando a aparição de rugas, pois melhoram a regeneração celular e contribuem na produção de colágeno.
- Esfoliante natural: podemos preparar um simples e efetivo esfoliante para limpar a pele e ajudá-la a regenerar-se, basta misturar açúcar ou sal, casca de limão ralada ou em pó e azeite de oliva ou óleo de amêndoa (se a pele for seca), ou mesmo gel de babosa (se a pele for oleosa).
- Desodorante: se batermos as cascas dos cítricos no liquidificador, o suco que obteremos pode ser usado como um desodorante natural muito efetivo e sem substâncias danosas. Conserve o produto na geladeira por poucos dias ou congele e vá usando.
- Sabões: podemos obter um sabão e muito aromático usando as cascas dos cítricos em vez de lavanda.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.