sábado, 21 de novembro de 2015

Sonhos de Natal


Sonhos de Natal


Sonho de Natal ou simplesmente sonho é um doce típico da culinária de Portugal, consumido tradicionalmente na quadra natalícia.
Os sonhos de Natal são fritos, apresentando uma forma esférica e uma tonalidade exterior alaranjada e uma tonalidade interior amarelada. Os seus ingredientes incluem leite, casca de limão, sal, farinha de trigo, ovos e óleo para a fritura.
A massa dos sonhos é preparada em vários passos, envolvendo a fervura do leite com a casca de limão e a farinha e a adição dos ovos. Segue-se a fritura, sendo colocadas colheradas de massa em óleo quente, moldadas em forma de bola, que devem fritar de ambos os lados. Durante a fritura, os sonhos viram-se normalmente sozinhos.
Por fim, podem ser servidos polvilhados apenas com açúcar, com uma combinação de açúcar e canela ou com uma calda.
 
 


Resultado de imagem para sonhos receita



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Ingredientes:
• 3 dl de leite;
• 1,5 dl de óleo;
• 1 casca de limão;
• Uma pitada de sal fino;
• 250 gr de farinha;
• 6 ovos inteiros grandes;
• Óleo para fritar;
• Açúcar em pó para polvilhar.

Preparação:
Ferva o leite com o óleo, a casca de limão e o sal. De uma vez só adicione a farinha e, com uma colher de pau, misture até que a massa se descole do recipiente.
Depois de arrefecer, acrescente os ovos inteiros, um a um.
Mexa bem. Na frigideira, já com o óleo quente, coloque colheradas de massa, fritando de ambos os lados. Retire e escorra.
Antes de servir, polvilhe com açúcar em pó.
 
 
 
OUTRA RECEITA
 
 
Resultado de imagem para sonhos de natal
















 
 
 
 
Ingredientes:

2,5 dl de água e leite (metade de cada)
Meio quilo de açúcar
50 g de margarina
4 cascas de limão
150 g de farinha de trigo
3 ou 4 ovos, conforme o tamanho
1 pitada de sal
1 pau de canela
1 colher(chá) de canela moída
Vinho tinto ou branco


Preparação:

Calda: Comece por fazer a calda para os sonhos. Leve ao fogo cerca de meio quilo de açúcar. em uma panela cubra o açúcar com cerca de dois a três dedos de água e vinho do Porto branco ou tinto, este em maior quantidade para fazer uma calda. Junte a casca de dois limões e um pau de canela e pode colocar também uma colher de chá de canela moída. Deixe ferver lentamente, até obter um ponto mais ou menos pastoso. Mantenha-o mais ou menos quente, um pouco acima de morno.

Massa: Coloque o leite e a água numa panela com as cascas de limão e a margarina e leve ao fogo. Coloque uma pitada de sal. Quando começar a ferver, junte duma só vez a farinha de trigo. Mexa energicamente, deixando cozer até a massa se transformar numa bola e descolar-se do fundo, não parando de mexer.

Tire do fogo, deixe arrefecer e retire as cascas de limão. Numa tigela coloque a massa já fria e junte os ovos, um a um, batendo muito bem entre cada um, até obter uma massa consistente, homogênea e lisa. Em frigideira com bastante óleo, frite colheradas de massa. Normalmente crescem muito, se a massa foi bem batida.

Se não se virarem sozinhos, ajude-os a virar e quando estiverem dourados, retire e deixe escorrer. Depois de fritos, passe-os pela calda que deve estar mais que morna, ou com ajuda duma tenaz de salada ou com dois garfos.

Dicas:

Não frite a mais de 175º.
Também pode passá-los, depois de fritos por açúcar e canela.
O segredo dos sonhos está no bater muito bem a massa.
Uma frigideira redonda que leve dois litros de óleo, frita 9, (nove) sonhos de cada vez. Numa rectangular, 6 já ficam apertados e algumas até levam 2,5 litros de óleo.

 

Sonhos de abóbora

  
 







Ingredientes:
100 g de polme de abóbora
2,5 dl de água
1 colher de café de sal
1 colher de café de fermento em pó
100 g de farinha
1 pau de canela
 6 ovos
Óleo e açúcar q. b.

Preparação

Coze-se a abóbora em água a ferver com o pau da canela. Escorre-se num passador e espreme-se muito bem. Pesam-se e seleccionam-se então os 100 g. Leva-se a água ao lume com o sal e, quando levantar fervura, junta-se a farinha misturada com o fermento, de uma só vez, e mexe-se muito bem com uma colher de pau. Deixa-se ferver um pouco, para cozer, e transfere-se para uma tigela. Depois de arrefecer ligeiramente, junta-se ao polme de abóbora e aos ovos, amassando tudo muito bem. Bate-se energicamente, com uma colher de pau, até ficar homogéneo e,de seguida, fritam-se colheradas da massa em óleo fervente. Durante a fritura, viram-se os sonhos de tempos a tempos e espeta-se um garfo para fritarem por dentro. Depois de dourados, retiram-se e escorrem-se sobre papel absorvente. Antes de servir, polvilham-se com açúcar e canela.
 
 
 
 



Sonhos no forno
 
  






Ingredientes:
7 ovos
300 g de farinha 1 chávena-almoçadeira de leite
1 chávena-almoçadeira de água
1 dl de óleo
1 casquinha de limão
1 colher de chá de sal Margarina

Calda:
150 g de açúcar
2 colheres de sopa de mel 
1 dl de água 
1 casquinha de limão

Preparação:
Leva-se ao lume o leite, a água, a casca de limão, o óleo e o sal; deixa-se levantar fervura, reduz-se o lume e junta-se a farinha de uma só vez. Mexe-se energicamente até se formar uma bola que se descole das paredes do tacho. Despeja-se numa tigela e deixa-se arrefecer. Quando se puder amassar, juntam-se os ovos, um de cada vez, amassando continuamente. Bate-se muito bem a massa. Liga-se o forno no máximo. Untam-se os tabuleiros com margarina e deitam-se colheradas de massa (aproximadamente 1 colher de sopa, distanciadas alguns centímetros). Leva-se ao forno bem quente, com o tabuleiro a meia altura. Demora cerca de 30 minutos. Quando começarem a ganhar cor, convém reduzir o lume para médio, mas não se deve abrir o forno no inicio da cozedura. Para a calda, misturam-se todos os ingredientes citados e levam-se a lume brando. Deixa-se ferver durante 2 minutos e serve-se numa molheira à parte. Também se podem servir polvilhados com açúcar e canela
 
 

Sonhos de Maçã


   





Ingredientes:
3 ovos
3 maçãs
1 chávena de farinha
1 chávena de água
1 colher de sopa de banha
Sal q. b.
Meia chávena de açúcar
 Óleo para fritar

Preparação:
Num tacho, leva-se ao lume a água, a banha e o sal. Quando começar e ferver, retira-se do lume, adiciona-se a farinha e mexe-se muito bem. Leva-se novamente ao lume, mexendo sempre até se descolar do fundo do tacho. Retira-se do tacho e coloca-se numa tigela até arrefecer. Lavam-se as maçãs e descascam-se, reservando os caroços e as cascas. Cozem-se as maçãs em água e, quando prontas, escorrem-se e espremem-se bem, guardando a água de cozedura. Depois de bem espremidas, juntam-se à massa dos sonhos. Num tacho, deita-se a água da cozedura das maçãs com as cascas e os caroços e meia chávena de açúcar e leva-se a lume brando até formar ponto de xarope. À massa de maçã mistura-se um ovo e amassa-se bem, depois o outro, volta-se a amassar e por fim o último (esta massa deve ficar muito bem batida). Aquece-se o óleo, mas não muito, e fritam-se colheradas de massa, com o lume baixo, de modo a que não aloure por fora e fique cru por dentro. Quando prontos, escorrem-se e deita-se por cima o xarope, depois de ter sido coado
Nota: o xarope só deve ser adicionado quando já estiver frio
 
 
 
Sonhos de arroz-doce
 
 
   

Ingredientes:
125 g de arroz-agulha
2,5 dl de leite
125 g de açúcar
50 g de manteiga
1 limão
50 g de farinha
3 ovos
1 cálice de rum
Óleo q. b.
Sal q. b.
2 colheres de chá de canela

Preparação:
Leva-se um tacho grande cheio de água ao lume e, quando estiver a ferver, introduz-se o arroz, deixando-se cozer durante 7 minutos, a partir do momento da ebulição. Escorre-se o arroz e passa-se por água fria corrente. Depois deita-se novamente no tacho e cobre-se com leite. Leva-se novamente a lume moderado e deixa-se cozer até o arroz absorver completamente o leite. Junta-se uma pitada de sal, uma colher de sobremesa de açúcar, a manteiga e a raspa da casca do limão. Deixa-se arrefecer. Logo que o preparado esteja morno, mistura-se a farinha e depois juntam-se as gemas e o rum. Batem-se as claras em castelo bem firme e adicionam-se ao preparado de arroz. Aquece-se o óleo. Fritam-se colheradas de arroz-doce e, logo que os sonhos estejam dourados, retiram-se e põem-se a escorrer sobre papel absorvente. Por fim, passam-se os sonhos ainda quentes pelo restante açúcar, ao qual se juntou canela.

 

 

Sonhos com calda

 
 
 
 Resultado de imagem para sonhos de natal com calda

 
Massa de sonhos:
2,5 dl de água
2 tiras de casca de laranja (só a parte vidrada)
1 colher de café de sal
75 g de Vaqueiro Líquida
150 g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
4 ovos tamanho M
óleo para fritar
 
Para a calda: 250 g de açúcar
1 dl de água
1 dl de vinho do Porto
1 estrela de anis
1 pau de canela

 

Preparação

Leve a água ao lume com as cascas de laranja e o sal. Quando começar a ferver, retire as cascas de laranja, adicione a Vaqueiro Líquida e mexa até dissolver.
Retire do lume e junte a farinha, previamente misturada com o fermento. Mexa energicamente com uma colher de pau até a massa formar uma bola e se soltar das paredes do tacho. Mude para a tigela da batedeira e deixe arrefecer um pouco.
Entretanto comece a preparar a calda: deite todos os ingredientes num tachinho, leve ao lume e deixe ferver suavemente durante 10 a 15 minutos.
Assim que a massa estiver morna, ligue a batedeira e vá adicionando, um ovo de cada vez, à medida que a massa os for absorvendo.
Aqueça o óleo numa fritadeira e deite a massa em colheradas. Vá picando os sonhos com um espeto de madeira para que cresçam e fiquem fofos. Retire os sonhos com uma escumadeira e deixe a escorrer sobre papel absorvente.
Coloque os sonhos num prato fundo e regue-os com a calda preparada.

Sugestão:
Em alternativa à calda de açúcar pode polvilhar os sonhos enquanto quentes com uma mistura de açúcar e canela em pó.


 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.